O Experimento 10.2|Caymmi é o resultado de uma pesquisa cênica entorno de três focos de interesse: a criação de dramaturgias e performances em diálogo com espaços de paisagens naturais; as histórias do mar dos pescadores da Colônia de Rio Vermelho e; a poética de Dorival Caymmi. Esses três focos convergiram neste experimento que, através da poesia, da música, do teatro e da performance, aborda diversos temas: a sedução das sereias, a pesca da última baleia, o amor e a morte pelo mar, a problemática socioambiental e, a luta das mulheres no universo dos ofícios da pesca. Esta proposta surge a partir de um projeto de pesquisa que contou com uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Livre do Teatro Vila Velha.
Os processos de experimentação e de criação se desenvolveram entre as salas de ensaio do Teatro Vila Velha, o Passeio Público, a praia da Gamboa, as praias do Rio Vermelho e a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho (Z-1).A formação da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho (Z-1), localizada no Largo de Santana em Salvador, remonta ao século XVII a partir do povoado de pescadores que habitavam o território. Ao longo dos anos e a partir de sucessões e rupturas diversas, os pescadores se organizaram ao lado da Igreja de Sant’Ana, ocupando o espaço da “Casa do Peso”, sede da Colônia Z-1, transformado em “Casa de Yemanjá” ainda no século XIX. Esse é hoje o espaço de organização, socialização e centro de apoio ocupado pelos pescadores da colônia do Rio Vermelho, que, em sua maioria, são homens pretos e pardos, entre os 40 e 60 anos de idade. E neste espaço carregado de história que aconteceu Experimento Caymmi 10.2.
Elenco: Ana Valeria, Crisley Cruz, Daniel Feitoza, Danielle Landu, Guy Falcão, Nalessa Paraízo, Nana Boa Morte, Sara Lima e Stefanni Barros.
Preparação vocal e arranjos musicais: Carla Suzart
Direção e roteiro: Martin Domecq
Cenas: criação coletiva.
Saiba Mais sobre este espetáculo clicando aqui.
Back to Top